sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pe. Wagner comenta sobre São Jerônimo

Hoje dia 30 de setembro na Igreja Católica celebra-se o dia de São Jerônimo um dos maiores doutores da Igreja dos primeiros séculos. Homem de cultura enciclopédica foi filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor nas Sagradas Escrituras. Nasceu em Stridon na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 331, na fronteira da Iugoslávia com a Itália e faleceu em 414, justo no dia 30 de setembro. Era de uma família rica, pais cristãos, era filho único e foi educado na fé católica.
Hoje também se comemora o dia dos estudos bíblicos. Precisamos pedir a São Jerônimo que ele interceda por nós junto a Deus para perseverarmos nos ensinamentos das Sagradas Escrituras e fazer com que a coloquemos acima de tudo. Pois como o próprio São Jerônimo já dizia: “Muitos começam bem, mas são poucos os que perseveram”. Para perseverar precisamos nos aprofundar nos estudos da Sagrada Escritura e também naquilo que nos é proposto para o nosso crescimento.

A importância de S. Jerônimo se deve à ascendência que ele exerceu sobre os primeiros ascetas e pela tradução que ele fez da Bíblia para o latim. Traduziu também outras obras e homilias e escreveu outras homilias, biografias, cartas e outras obras polêmicas. Pelo fato de ter morrido no dia 30 de setembro foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos que também este dia ficou como o “Dia da Bíblia”.

Como São Jerônimo veio de família rica e sua vocação era o estudo o mesmo aproveitou da pequena fortuna que os pais deixaram para estudar, viajou para Roma em busca de mestres de retórica. Ele deixou escrito: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo". Hoje nós também somos convidados a sermos como São Jerônimo, fiéis a Palavra de Deus e amantes da mesma.
Shabbat Shalom!




Pe. Wagner, NDS
 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Adoração ao Santíssimo

A quinta-feira na Igreja Católica é um dia  consagrado a adoração ao Santíssimo Sacramento da eucarista. Em nossa Comunidade também cultivamos essa prática. 














Nesta quinta-feira, dia 29, dia dos Santos Arcanjos realizamos nossa adoração e fizemos a Lectio Divina, como um momento de oração  e encontro pessoal  com Jesus.



São Jerônimo e as Sagradas Escrituras

Nesse dia 30 de setembro celebramos em toda a Igreja o dia de São Jerônimo, que ficou conhecido como o tradutor da Sagrada Escritura. Celebramos também o Dia da Bíblia. Transcorremos o texto do século V de São Jerônimo sobre a presença de Cristo Jesus nas Sagradas Escrituras.

Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo
Pago o que devo, obediente aos preceitos de Cristo que diz: Perscrutai as Escrituras (Jo
5,39); e: Buscai e achareis (Mt 7,7). Assim que não me aconteça ouvir com os judeus:
Errais, sem conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22,29). Se, conforme o Apóstolo Paulo, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as
Escrituras ignora o poder de Deus e sua sabedoria, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo.

Daí que eu imite o pai de família que de seu tesouro tira coisas novas e antigas. E a
esposa, no Cântico dos Cânticos, que diz: Coisas novas e antigas, irmãozinho meu,
guardei para ti (cf. Ct 7,14 Vulg.). E explicarei Isaías ensinando a vê-lo não só como
profeta, mas ainda como evangelista e apóstolo. Ele próprio falou de si e dos outros
evangelistas: Como são belos os pés daqueles que evangelizam boas novas, que
evangelizam a paz (Is 52,7). E também Deus lhe fala como a um apóstolo: Quem
enviarei, e quem irá a este povo? E ele respondeu: Eis-me aqui, envia-me (cf. Is 6,8). 

Ninguém pense que desejo resumir em breves palavras o conteúdo deste livro,pois esta
escritura contém todos os mistérios do Senhor, falando do Emanuel, o nascido da
Virgem, o realizador de obras e sinais estupendos, o morto e sepultado, o ressurgido dos
infernos e o salvador de todos os povos. Que direi de física, ética e lógica? Tudo o que
há nas santas Escrituras, tudo o que a língua humana pode proferir e uma inteligência
mortal receber, está contido neste livro. Atesta esses mistérios quem escreveu: Será
para vós a visão de todas as coisas como as palavras de um livro selado; se é dado a
alguém que saiba ler, dizendo-lhe: Lê isto, ele responderá: Não posso, está selado. E se
for dado a quem não sabe ler e se lhe disser: Lê, responderá: Não sei ler (Is 29,11-12).

E se alguém parecer fraco, ouça as palavras do mesmo Apóstolo: Dois ou três profetas
falem e os outros julguem; mas se a outro que está sentado algo for revelado, que se
cale o primeiro (1Cor 14,32). Como podem guardar silêncio, se está ao arbítrio do
Espírito, que fala pelos profetas, o calar-se e o falar? Se na verdade compreendiam
aquilo que diziam, tudo está repleto de sabedoria e de inteligência. Não era apenas o ar movido pela voz que chegava a seus ouvidos, mas Deus falava no íntimo dos profetas, segundo outro Profeta diz: O anjo que falava a mim (cf. Zc 1,9), e: Clamando em
nossos corações, Abba, Pai (Gl 4,6), e: Ouvirei o que o Senhor Deus disser em mim (Sl84,9).







Fonte: Liturgia das Horas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Manuscritos do Mar Morto serão disponibilizados no Google




Os Manuscritos do Mar Morto, um dos mais importantes, misteriosos e protegidos tesouros arqueológicos do mundo, estão próximos de entrar no Google. O gigante da internet e o governo de Israel anunciaram nesta terça-feira um esforço conjunto para dar pela primeira vez a pesquisadores e aos internautas em geral um banco de dados digital com as relíquias. 

Os manuscritos são uma coleção de documentos de dois mil anos em hebraico, aramaico e grego que revela a vida do povo judaico nos tempos bíblicos e na origem do cristianismo. Há anos especialistas questionam a dificuldade de acesso aos papéis.
Quando as imagens forem publicadas, daqui a alguns meses, qualquer um poderá examinar de graça cópias exatas dos manuscritos originais assim como traduções em inglês do texto. Funcionários do governo dizem que a coleção terá seções mais legíveis graças a novas tecnologias de infravermelho.
- Estamos unindo o passado e o futuro para que todos possamos compartilhá-los - disse Pnina Shor, funcionária da Agência de Antiguidades de Israel.
"Santuário do Livro, Israel", edificio que alberga os manuscritos do Mar Morto
Os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos no fim dos anos 40 em cavernas no deserto da Judéia e são considerados uma das maiores relíquias encontradas no último século. Após a descoberta inicial, milhares de outros fragmentos foram encontrados em 11 cavernas próximas. Cerca de 30 mil pedaços foram fotografados. Juntos, eles foram mais de 900 manuscritos.
Por décadas, o acesso a 500 manuscritos era limitado a pequenos grupos de pesquisadores com autorização de Israel para montar o quebra-cabeças, traduzir e publicá-los. Isso mudou nos anos 90, quando a maior parte do texto foi publicado em forma de livro. Mas mesmo hoje o acesso é restrito ao Museu de Israel, em Jerusalém, onde os originais são preservados em uma sala escura, com temperatura controlada.
Shor disse que os pesquisadores devem receber permissão para ver os manuscritos do governo, que recebe um pedido por mês. A maioria dos pedidos é aceita, mas como apenas duas pessoas podem entrar na sala por vez, há conflitos de agenda. Os pesquisadores têm direito a três horas com o fragmento pedido, que é visto por trás de um vidro. Com os manuscritos online, o acesso será muito facilitado.
Existem artefatos em caixas, em porões de museus e nos questionamos quanto disso está disponível na internet. A resposta é não muito e não o bastante
Os textos hoje estão disponíveis em um livro de fotografias de 39 volumes, que muitos criticam por ser caro e pesado. Shor explica que a versão online foi feito com câmeras infravermelhas da Nasa, que deixam as imagens mais claras que os textos originais e recupera até mesmo trechos que desbotaram com o tempo. A parceria faz parte da iniciativa do Google de catalogar artefatos históricos online.
- Existem artefatos em caixas, em porões de museus e nos questionamos quanto disso está disponível na internet. A resposta é não muito e não o bastante - afirma Yossi Matias, do Google-Israel.
O Google já trabalho para publicar online livros antigos de universidades europeias e imagens de descobertas arqueológicas no Iraque. Esse projeto é diferente, diz Matias, pois o acesso aos manuscritos pode levar a novas interpretações dos textos muitos discutidos e populares. Segundo Shor, uma exibição de três meses de fragmentos dos manuscritos nos EUA atrai cerca de 250 mil pessoas.
Parte dessa fascinação vem do mistério envolvendo os manuscritos. Ninguém sabe quem copiou esses textos antigos ou como eles chegaram naquelas cavernas. Eles incluem partes da bíblia hebraica e tratados sobre a vida em comunidades e guerras apocalípticas.
Fragmento dos Manuscritos do Mar Morto
As origens dos manuscritos geram muitos debates entre pesquisadores. Alguns acreditam que os essenos, uma seita monástica ligada ao início do cristianismo, teriam escondido os textos durante a revolta judaica em 1 d.C. Outros afirmam que eles foram escritos em Jerusalem e levadas para as cavernas em Qumran por refugiados judeus que fugiam dos romanos.
- No momento em que tudo isso estiver online, não haverá mais a necessidade de expor os manuscritos. Qualquer um em seu escritório ou sofá poderá clicar e estudar qualquer fragmento - diz Shor.
Fonte: OGlobo.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conselheiro da Congregação celebra Missa na Comunidade

O Pe. José Maria Leite NDS, Conselheiro da Congregação celebrou a Eucaristia desta segunda-feira, dia 26 de setembro em nossa Comunidade São João Evangelista.
 Na homilia, Pe. José Maria refletiu sobre a importância da cidade de Jerusalém para nossa fé e principalmente para nossa Congregação de Sion que tem em Jerusalém seu centro. Parafraseando alguns religiosos Pe. José Maria disse que os religiosos de Sion que moram fora de Jerusalém estão  como que na diáspora. Porém, mesmo estando na diáspora, devem viver Jerusalém.

A missa  foi em intenção a todos os Religiosos e Religiosas de Sion que moram na Terra de Israel  e pela Igreja que se encontra naquele lugar.
Na terça-feira, dia 27 o Pe. José Maria NDS vai dar aula de História da Congregação para os formandos da Comunidade. Essas aulas tem contribuido muito para nossa formação enquanto aspirantes e postulantes da Congregação e para o conhecimento cada vez mais profundo de nossa Família Religiosa.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comunidade participa da acolhida da Cruz da JMJ na Diocese de Mogi

Nossa  Comunidade São João Evangelista participou neste domingo,dia 25 da Celebração da Chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude na nossa Diocese de Mogi das Cruzes. A Cruz e oÍcone de Nossa Senhora chegaram na Catedral de Sant'Anna por volta das 18h. O Senhor Bispo Diocesano celebrou a Eucaristia às 19h.

 




Nossa Comunidade


Dom Airton e Pe. Gilmar, nds e Pe. Wagner, nds

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comunidade participa do Bote Fé

No domingo, dia 18 alguns membros de nossa Comunidade participaram do Bote Fé, evento organizado pela Arquidiocese para acolher a Cruz e o Ícone, símbolos da Jornada Mundial da Juventude - 2013. O encontro foi no Campo de Marte em São Paulo e reuniu cerca de 100 mil pessoas, segundo a Arquidiocese de São Paulo. Confira as fotos:
Chegando no Campo de Marte



Tinha muita gente  e o sol estava muito forte.

Houve apresentações musicais de diversos cantores católicos

Pe. José Maria e Pe. Gilmar aguardando o início da Santa Missa, presidida pelo Cardeal de São Paulo

A Cruz da Jornada chegou carregada por jovens de regiões  diferentes do Brasil

A Cruz e o Ícone

A festa foi até a noite. OBS: ninguém sabe quem é esse de chapéu ao lado do Claudemir. Ele invadiu nossa foto.

Ao fim da missa, o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani fez o lançamento oficial do site da Jornada Mundial da Juventude: www.rio2013.com.br. A Cruz e o Ícone percorrerá ainda todo o Brasil e alguns países da América Latina até chegar ao Rio de Janeiro em 2013. Domingo, dia 25 de setembro é a vez de nossa Diocese de Mogi, na Catedral de Sant'Anna às 16h. Estaremos lá!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comunidade visita Religiosas de Sion do Rio de Janeiro

Na sexta-feira, dia 16 de setembro a Comunidade São João Evangelista realizou uma visita à Comunidade das Religiosas de Sion do Rio de Janeiro, foi momento de profunda aproximação com o carisma de nossa congregação e vivencia de nossa espiritualidade. 


A Ir. Cecília aproveitando nossa visita nos levou à uma visita a Cúria Arquidiocesana, onde tivemos a oportunidade de conhecer a o Sr. Arcebispo Dom Orani Tempesta, OSM. 






Nas dependências da Cúria conhecemos também o estúdio da rádio Catedral e o futuro centro de organização da JMJ 2013 que será realizada na cidade.






Pe. Joel responsável pela JMJ 2013.
A visita ao Rio de Janeiro também foi um momento de peregrinação, onde pudemos conhecer o Santuário do Cristo Redentor e celebrar a Santa Missa em preparação pelos 99 anos da congregação no Brasil, uma Celebração onde diversos peregrinos do mundo inteiro estavam presentes. 








Ir. Cecília com a Comunidade no Cristo Redentor

Aproveitando também da viagem conhecemos um pouco da cidade maravilhosa.
Pedra do Arpuador.



A visita ao Rio também foi um momento muito especial para o Célio, pois foi a primeira vez que ele viu o mar, o que o levou a lágrimas no local tamanha foi a sua felicidade. 





Estátua de Carlos Drumond de Andrade na praia de Copacabana.





No Sábado dia 17,  celebramos a Santa Missa com a comunidade das Irmãs de Sion em Ação de Graças aos 99 anos dos padres de Sion no Brasil.




Comunidade dos Formandos dos Religiosos de Sion com a Comunidade das Religiosas  do Rio de Janeiro.


Comunidade São João Evangelista
O Nayon foi nosso guia turístico no Rio e aproveitou para matar a saudade de sua terra natal.

 Esta nossa visita ao Rio de Janeiro foi muito boa. Agradecemos as Irmãs de Sion pela acolhida  e pela alegria que elas nos proporcionaram. Shalom