quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Comunidade participa de aula magna no Centro de Estudos

No dia 25 de fevereiro, último sábado, a Comunidade São João Evangelista visitou o Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCEJ), localizado em São Paulo. Os formandos participaram da Aula Magna, que iniciou o ano letivo na instituição. A Aula Magna também contou com a presença do Superior Geral da Congregação, Pe. Donizeti Luiz Ribeiro, nds, e do Diretor do Centro de Estudos, Pe. Manoel Miranda Neto, nds, juntamente com os Noviços da Congregação e a Comunidade de Teologia.

Além deste motivo, temos outro para comemorar: o formando Jorge completou 20 anos de vida! Depois da Aula Magna, os formandos se reuniram com os membros da Comunidade de Teologia e do Noviciado para celebrar o dom da vida do Jorge. Foi uma tarde bem animada, com um ótimo almoço e muita recreação. Vale lembrar que o Pe. José Maria, nds, também nos fez uma visita. Confira as fotos:

Os formandos (da esquerda para a direita): Victor, Célio, Jorge, Otávio, Homero
e Henrique

Jean, Joel (da casa de Teologia), Rodrigo e o noviço Maycon

Pe. Manoel, nds, Jorge e Pe. Donizeti, superior geral da Congregação

A tarde foi bem descontraída: Célio, Fernando (do Noviciado), Homero,
Wellington (do noviciado), e Ir. John


Agradecemos às Comunidades do Noviciado e da Teologia pela presença e pela fraternidade!

Confira o link do Centro Cristão de Estudos Judaicos: http://www.sioncentrodeestudo.org/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Boa Quaresma!

A Quaresma é um tempo para reflexão, introspecção e avaliação de vida. Para isto, a Igreja recomenda três tipos de exercícios espirituais:

O Jejum: Não é uma simples abstenção daquilo que se gosta, mas é um olhar sincero para dentro de si, de maneira que nós possamos avaliar o que devemos mudar em nós mesmos;

A Oração: Santa Teresa de Ávila afirma no seu livro "Castelo Interior" que a oração é uma chave para o conhecimento de si mesmo. A oração, se feita de coração sincero, permite um encontro melhor consigo mesmo, sente as necessidades dos irmãos e nos mantém em pleno contato com Deus;

A Esmola (ou Caridade): não é apenas doar algo que não estamos precisando no momento. Muitas pessoas costumam ajudar as mais necessitadas, não somente em termos materiais, mas também no campo espiritual -- uma escuta fraterna, um conselho, uma orientação. A esmola nos faz lembrar que devemos ser solidários com os irmãos e que não devemos abandoná-los em suas necessidades, seja elas quais forem.

A cor utilizada pela Igreja no tempo quaresmal é o roxo, simbolizando a penitência e a introspecção. No rito da Missa, a Assembleia não canta o Glória e não pronuncia "Aleluia" (Louvai ao Senhor, em hebraico), trazendo o silêncio e a avaliação de vida.

A Quaresma dura quarenta dias, e termina na Semana Santa, onde acontecem a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para isto, a Igreja recomenda aos fieis que se preparem, orando, jejuando e sendo atenciosos para com os irmãos.

A Comunidade São João Evangelista deseja a você uma ótima e santa Quaresma! Que este tempo de reflexão possa trazer bons frutos!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Comunidade São João Evangelista celebra missa por uma intenção particular

A Comunidade São João Evangelista reuniu-se hoje (01) para celebrar uma missa campal. Durante a missa, a Comunidade rezou por uma intenção muito particular: pelo Irmão José Geraldo Souza, NDS e por sua família que perderam um ente querido recentemente. Compreendendo que nossa força reside na oração unida, unimos nossas orações às orações de toda a Congregação de Sion para fortalecermos nosso Irmão Souza e sua família neste momento doloroso.
Jesus nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (Jo 11,25). Que essas palavras confortem o coração de nosso Irmão Souza e de todos aqueles que passam pela dor de ter que se despedir daqueles que amam!

 
  Pe. Gilmar celebrando a Santa Missa com os aspirantes e postulantes

 
                                                                                  Momento ápice da nossa fé


                               Irmão Souza (centro) acompanhado de sua família na profissão de seus votos temporários em Castro (PR)