quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nomes de Deus



Nomes de Deus

É verdadeiramente irônico que os judeus, que foram os primeiros a adotar a ideia da unidade de Deus, tenham dado a ele um número surpreendente de designações. Esse fato tem sido objeto de muita especulação por parte de historiadores bíblicos, filólogos e antropólogos culturais. Todas as discussões, porém, resultaram em conclusões pouco firmes e em escassos esclarecimentos. A hipótese mais razoável, talvez, é a de que cada um dos inúmeros nomes de Deus que aparecem na Bíblia representa, simplesmente, um atributo físico ou moral dele, expresso em termos humanos.
Em suas tentativas de explicar a razão da multiplicidade dos nomes de Deus, o mestre rabínico do século III d.C., Aba bar Memel, citava Deus como tendo dito a Moisés:
Quando estou julgando a raça humana, chamo-me Elohim. Quando combato os que praticam o mal, chamo-me Sabaot. Quando relembro dos pecados do homem, chamo-me El Shadai. Quando me compadeço do mundo chamo-me Iahweh.”
O nome de Deus mais frequentemente mencionado na Bíblia ― ele aparece exatamente 6.823 vezes ―  e considerado pelos judeus o mais elevado e preeminente entre todos os nomes, é o de Yahweh. Assim soa em português (depois que se acrescentou as vogais) ao conjunto das quatro letras hebraicas Iod (י ) Hei (ה) Vav (ו) Hei (ה) ou I H V H, que expressa o nome místico e inefável de Deus e que não pode ser pronunciado pelos devotos em sua leitura a não ser em sua forma parafraseada Adonai (meu Senhor). Esse nome ― IHVH ― também é conhecido como Tetragrama (Shem ha-Meforash).
Shem Ha-Meforash (hebraico, significa: “Nome Explícito”, referindo-se ao que se chama de “Tetragrama”, que em grego quer dizer “as quatro letras”; isto é, IHVH ― as quais constituem o nome místico de Deus e se pronuncia Iahweh, em português).

 Tradução: Pe Faustino

Felicidades!!

Hoje SION comemora o aniversário do Pe José Maria, desejamos felicidades e que Nossa Senhora de SION vos proteja e fortaleça na caminhada.

Pe José Mª
E queremos também, mandar nossas felicitações a todos os aniversariantes desse mês mariano, com carinho homenageamos os confrades.

Pe Superior Donizeti e Pe Gilmar que aniversariaram no dia 02

Pe Donizeti
Pe Gilmar
Noviço Victor que aniversariou no dia 13

Noviço Victor
Ir John que aniversariou no dia 25

Ir John
Postulante Felipe que aniversariou ontem (29)

Postulante Felipe

E amanhã (31) com grande júbilo comemoraremos mais um ano de vida de Pe Antônio, exemplo de fraternidade, amizade e VOCAÇÃO

Pe Antônio

Corpus Christi

Hoje em Arujá os postulantes participaram da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma missa celebrada entre as duas paróquias da cidade, Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Pe Valdenicio e co-celebrada Pe Geraldo Majela. A Santa Missa foi realizada no ginásio de esportes de Arujá e em seguida a procissão com o Santíssimo até a igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus.





























quarta-feira, 29 de maio de 2013

Convites

Recebemos o convite de Ordenação Díaconal do Ir Benedito Valério, que receberá o Primeiro Grau do Sacramento da Ordem, pela imposição das mãos de Dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano de Ponta Grossa. Sua ordenação será no dia 16 de Agosto, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro - PR.


 

E recebemos também, o convite do Ir Heleodoro, que receberá os Ministérios de Leitor e Acólito. A Santa Missa acontecerá na Paróquia São Pedro, em Mauá, às 19h, no dia 09 de Junho.

Felicidades!!!

Ontem, celebramos o aniversário do postulante Felipe, desejamos felicidades e que Nossa Senhora de SION o proteja e fortaleça na caminhada.



terça-feira, 28 de maio de 2013

Texto de Pe Theodoro



Há exatos 154 anos, Pe Theodoro, escrevia esse texto dedicado ao mês mariano, pelo qual tinha grande devoção. Em seus escritos ele considerava a dedicação de Maria, a Filha de SION por excelência, a vida de humildade, grande virtude que Maria vivenciava, não só por ser a Mãe do Cristo, mas por amor e respeito ao povo que ela e seu filho descendiam.

"28 de maio de 1859
Mês de Maria

A humildade de Maria

   Nós nos perguntamos às vezes quais eram os pensamentos de Maria. Então, somos levados naturalmente a relembrar os fatos principais de sua vida e a história de seus ancestrais.
   Ela achava nesta meditação grandes motivos de ser humilde; assim, ela pensava em Abraão, o homem mais favorecido de todos, pois Deus lhe havia dito: ‘Todas as nações da Terra serão abençoadas em ti e o Messias sairá de tua raça’ (Gn 12,3). Por conseguinte Abraão, é o homem prodigioso; pois bem, quando fala com Deus, ele se exprime assim: ‘Meu Deus, embora eu não seja senão cinza ou pó, permiti que vos fale’. Toda sua vida não foi senão uma série de atos de humildade.
   E Moisés, como era humilde também, ele que havia sido escolhido para torna-se chefe de um grande povo, que havia recebido uma varinha que operava prodígios; como ele era humilde, como se defendia diante de Deus, para não exercer este grande ministério; como temia a responsabilidade de seu cargo, não querendo assumi-lo sozinho e cercando-se de todos aqueles que podiam ajudá-lo.
   E Davi, como era humilde também: assim, se exprime nos seus salmos:  ‘Senhor, olhai minha humildade’; pois era muito confiante, mas também muito humilde: ele fala sempre de seus pecados e quando lemos os salmos, vemos como era contrito e humilhado. Ele dizia: ‘Meu pecado está diante de mim’. Embora sendo rei, e rei poderoso, gostava de lembrar que, na juventude, tinha guardado rebanhos: nada o exaltava. E Maria, considerando estes exemplos, tornava-se dia a dia mais humilde, pois nada é mais capaz de aumentar em nós este sentimento, do que o exemplo dos outros."

Pe Theodoro Ratisbonne
(Vida Religiosa em SION, 1854-1884, vol IV p.119)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aulas

Nessa segunda-feira, os postulantes e noviços tiveram aulas com o Pe Paulo, que lecionou francês e hebraico e a noite com o Pe Vitório que ministrou uma reflexão sobre os seguintes textos bíblicos: 1Re 8, 1-40, At 13 e Ev Lc 7, 1-10.

Fim de Semana

O fim de semana da comunidade São João Evangelista foi cheia de compromissos, em Arujá, os postulantes: Célio, Danilo, Fabiano e Nayon, participaram do Cenáculo realizado pela Paróquia Senhor Bom Jesus, junto com o Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz. 

Dom Pedro e Fabiano
Nayon, Dom Pedro e Danilo
Nayon e Célio

E o postulante Cristiano junto com o Ir Edivan foram juntos com alguns jovens do Apostolado Jovem de Sion (AJS) de Arujá, para Jundiaí, na Paróquia Santa Edwiges, comunidade onde reside Pe Wagner, eles foram acolhidos pelo pároco, pelo Pe Paulo, pelo Irs Espedito, Manoel e John e claro pelo AJS-JUNDIAÍ. O grupo fez uma visita na Casa de acolhimento Mãe Magnificat, depois prestigiaram o lançamento do CD de membros do AJS-JUNDIAÍ e no outro dia participaram da reunião do mesmo.

Cristiano e AJS-ARUJÁ

Cristiano, Ir Edivan, Ir Manoel, AJS-Jundíai e Arujá

E em nossa casa os noviços e o postulante Felipe receberam o Pe Ilário que veio nos visitar.


sábado, 25 de maio de 2013

Visitas

A comunidade São João Evangelista, recebeu no dia de ontem (24/05), alguns confrades de outras comunidades de SION: Pe Ilário (que chegou essa semana e que reside na comunidade de Paris), Pe Benedito (da comunidade São Pedro), Ir Benedito (da comunidade São José) e o Ir Élio (da comunidade de Israel) que ministrou o último dia de aulas na comunidade.

Pe Benedito

Pe Ilário e Pe Béo

Ir Benedito

Pe Ilário, Pe Benedito, Ir Élio, Pe Faustino, Pe Béo, Victor

Quinto e último dia da Semana Filosófica

Ontem (24/05), os postulantes de SION, participaram do último dia da Semana Filosófica, realizada pela Faculdade Paulo VI, o professor palestrante foi o Dr Andrei Martins Venturini, que ministrou a palestra "O sentido do existência em Blaise Pascal". Ele salientou sobre as ideias pascaliana, que permeia o nível do EU  no sentido epistemológico e sobre as questões das virtudes do homem. 

Professores: Marco Aurélio, Carlos, Andrei, Pe Claudio, Mª Angélica



 Crédito de imagem: Rafael   Xavier