quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Boa Quaresma!

A Quaresma é um tempo para reflexão, introspecção e avaliação de vida. Para isto, a Igreja recomenda três tipos de exercícios espirituais:

O Jejum: Não é uma simples abstenção daquilo que se gosta, mas é um olhar sincero para dentro de si, de maneira que nós possamos avaliar o que devemos mudar em nós mesmos;

A Oração: Santa Teresa de Ávila afirma no seu livro "Castelo Interior" que a oração é uma chave para o conhecimento de si mesmo. A oração, se feita de coração sincero, permite um encontro melhor consigo mesmo, sente as necessidades dos irmãos e nos mantém em pleno contato com Deus;

A Esmola (ou Caridade): não é apenas doar algo que não estamos precisando no momento. Muitas pessoas costumam ajudar as mais necessitadas, não somente em termos materiais, mas também no campo espiritual -- uma escuta fraterna, um conselho, uma orientação. A esmola nos faz lembrar que devemos ser solidários com os irmãos e que não devemos abandoná-los em suas necessidades, seja elas quais forem.

A cor utilizada pela Igreja no tempo quaresmal é o roxo, simbolizando a penitência e a introspecção. No rito da Missa, a Assembleia não canta o Glória e não pronuncia "Aleluia" (Louvai ao Senhor, em hebraico), trazendo o silêncio e a avaliação de vida.

A Quaresma dura quarenta dias, e termina na Semana Santa, onde acontecem a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para isto, a Igreja recomenda aos fieis que se preparem, orando, jejuando e sendo atenciosos para com os irmãos.

A Comunidade São João Evangelista deseja a você uma ótima e santa Quaresma! Que este tempo de reflexão possa trazer bons frutos!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Desejo a toda comunidade uma quaresma onde cada um busque no silêncio o encontro com Jesus e que junto a Mãe que se levanta e continua a vida missionária, após vitória do Filho sob a cruz fortaleça cada um na missão de cada dia.

    ResponderExcluir