terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nossa oração


A oração
Entendo a oração como uma forma de se manter em estreita união com Deus, nosso Redentor, do qual provém a vida e o sustento do homem. A oração cristã significa depositar toda a nossa confiança em Deus e reconhecer a nossa dependência d’Ele, pois somos seres frágeis e débeis e nada nos é possível se não contarmos com o auxílio divino.
Assim, todos os momentos são indicados para a oração porque o ser humano vive em constante dependência do seu Criador. Na Comunidade São João Evangelista não é diferente. Na vida de oração contínua é que buscamos a força de que necessitamos para responder generosamente ao chamado de Deus.

Logo pela manhã, santificamos todo o nosso dia e as atividades que serão desenvolvidas por meio da recitação da Liturgia das Horas. Também nos reunimos para a oração à tarde e à noite e antes e depois das refeições. Além disso, nos reunimos com particular atenção para a celebração da Santa Missa e, nos sábados, para a recitação do Santo Rosário.
Na sociedade atual, na qual prevalecem o consumo e o imediatismo, todo esse tempo gasto com a oração é visto como tempo desperdiçado. Muitos chegam a afirmar que a oração é inútil porque as dificuldades e os insucessos não cessam.
Também na caminhada vocacional enfrentamos muitas dificuldades, mas acreditamos que quaisquer obstáculos podem ser vencidos com humildade, confiança e perseverança. Por isso, permanecemos unidos na oração e assim nos tornamos fortes para seguir a Jesus Cristo.
Nessa caminhada, Deus sempre toma a iniciativa e vem ao nosso encontro para transformar as nossas vidas. Ele não abandona ninguém à mercê de seus pecados, mas é preciso que o escutemos e sejamos fieis a Ele. Por isso, a oração é tão importante, pois nos mantém em constante comunhão de amor com Aquele que quer que a nossa alegria seja completa.
Enfim, é importante salientar que a oração deve estar ligada a nossas atividades diárias. Rezar não é simplesmente reservar alguns minutos para agradecer ou fazer pedidos a Deus. A “oração” implica “ação”. Ter uma vida de oração significa ter uma relação de intimidade com Deus e ter consciência da missão à qual fomos chamados: anunciar o Evangelho a toda criatura.  
 Há um velho ditado popular que expressa muito bem isso: “As palavras convencem, mas o exemplo arrasta”. Belas palavras podem encantar as pessoas, mas elas só saberão o que significa caminhar com Cristo quando nós mostrarmos isso a elas com nossas vidas. Por isso, em nossa casa de formação, buscamos viver no amor e na partilha para que nossos atos reflitam aquilo que recitamos na oração e nossa oração seja sincera e agradável a Deus.

Oberdan Santana
Postulante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário