domingo, 27 de novembro de 2011

Advento: Vem senhor Jesus

Neste domingo, dia 27 de novembro, inicia-se na Igreja Católica mais um tempo litúrgico, o Advento que compreende os quatro domingos anteriores à Solenidade do Nascimento de Jesus Cristo. Com o tempo do Advento a Igreja também abre mais um Ano Litúrgico dedicado à reflexão dos Evangelhos de São Marcos no decorrer do ano litúrgico.

A espiritualidade do Advento está ligada diretamente com a certeza da presença de Jesus na Comunidade de fé. Nesta certeza, nós professamos nossa espera na volta de Jesus. Volta esta que celebramos na fé no Natal e também que nos recorda a promessa feita pelo próprio Senhor que voltaria uma segunda vez, para implantar Seu Reino de justiça, paz e amor.
O centro da espiritualidade do Advento é a preparação que os cristãos devem fazer para receber o Senhor que vem. Ajudados pelo profeta Isaías, somos convidados apressar a vinda do Reino de Deus com atos de justiça e misericórdia, conforme diz o profeta: "Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. " Is 64,4
O foco principal deste tempo litúrgico é preparar o coração dos cristãos para o grande acontecimento que é a presença e vinda o Filho de Deus que se fez homem, mistério que celebramos no Natal.
O Natal infelizmente tem perdido sua importância, pois muitas vezes dá-se a essa festa mais um sentido capitalista que espiritual. Hoje já não se prepara a vida para a presença de Jesus na vida dos homens; prefere-se viver o Natal como uma simples festa de comércio, onde o desejo maior é ganhar presentes, vender e lucrar.
Que nós possamos viver em nossas vidas e em nossas famílias o Natal no seu sentido verdadeiro, tendo bem diante de nós a certeza da presença do Senhor que veio uma vez e quer estar presente sempre com sua Igreja. Que possamos preparar nossos coração, verdadeiro presépio, onde o Senhor que fazer morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário