terça-feira, 28 de maio de 2013

Texto de Pe Theodoro



Há exatos 154 anos, Pe Theodoro, escrevia esse texto dedicado ao mês mariano, pelo qual tinha grande devoção. Em seus escritos ele considerava a dedicação de Maria, a Filha de SION por excelência, a vida de humildade, grande virtude que Maria vivenciava, não só por ser a Mãe do Cristo, mas por amor e respeito ao povo que ela e seu filho descendiam.

"28 de maio de 1859
Mês de Maria

A humildade de Maria

   Nós nos perguntamos às vezes quais eram os pensamentos de Maria. Então, somos levados naturalmente a relembrar os fatos principais de sua vida e a história de seus ancestrais.
   Ela achava nesta meditação grandes motivos de ser humilde; assim, ela pensava em Abraão, o homem mais favorecido de todos, pois Deus lhe havia dito: ‘Todas as nações da Terra serão abençoadas em ti e o Messias sairá de tua raça’ (Gn 12,3). Por conseguinte Abraão, é o homem prodigioso; pois bem, quando fala com Deus, ele se exprime assim: ‘Meu Deus, embora eu não seja senão cinza ou pó, permiti que vos fale’. Toda sua vida não foi senão uma série de atos de humildade.
   E Moisés, como era humilde também, ele que havia sido escolhido para torna-se chefe de um grande povo, que havia recebido uma varinha que operava prodígios; como ele era humilde, como se defendia diante de Deus, para não exercer este grande ministério; como temia a responsabilidade de seu cargo, não querendo assumi-lo sozinho e cercando-se de todos aqueles que podiam ajudá-lo.
   E Davi, como era humilde também: assim, se exprime nos seus salmos:  ‘Senhor, olhai minha humildade’; pois era muito confiante, mas também muito humilde: ele fala sempre de seus pecados e quando lemos os salmos, vemos como era contrito e humilhado. Ele dizia: ‘Meu pecado está diante de mim’. Embora sendo rei, e rei poderoso, gostava de lembrar que, na juventude, tinha guardado rebanhos: nada o exaltava. E Maria, considerando estes exemplos, tornava-se dia a dia mais humilde, pois nada é mais capaz de aumentar em nós este sentimento, do que o exemplo dos outros."

Pe Theodoro Ratisbonne
(Vida Religiosa em SION, 1854-1884, vol IV p.119)

Nenhum comentário:

Postar um comentário