quarta-feira, 5 de junho de 2013

Origem



O nome “SION”

Sobre o nome a ser dado a Congregação, escreve, Pe Theodoro:

“A comunidade se formou, por assim dizer, apesar de mim; mas uma vez estabelecida, era preciso lhe dar um nome; e esta questão me preocupava seriamente; eu não queria expor esta pequena Comunidade a ser chamada por um nome de homem, ou por um nome de rua ou por algum apelido ridículo, como isto já aconteceu com outras comunidades (...).
Fiquei longamente indeciso. Eu sabia somente de uma coisa: que esta obra pertencia a Maria e que ela lhe deveria ser consagrada. Mas todo o vocabulário e os títulos de Maria estavam esgotados.
Um dia, indo de manhã à capela da Providência¹, onde eu celebrava minha missa todos os dias, eu vi sobre o genuflexório, onde eu fazia minha ação de graças, um livrinho que tive curiosidade de abrir. A primeira palavra que me chamou atenção foi SION.
Compreendi imediatamente que este nome bíblico, tantas vezes repetido nos Salmos, era aquele que mais exatamente caracterizava [a] obra (...), SION é o verdadeiro nome da família da Santa Virgem. Davi reinou em SION e sua imaculada Filha é a Mãe, o modelo e a protetora das Filhas de SION chamadas a caminhar sobre os seus traços. Eu escrevi com alegria sobre as portas de nossa casa esta palavra do salmista: ‘Diligit Dominus portas Sion, super omnia tabernacula Jacob.’²
Nós consagramos então à Notre Dame de SION esta nova pequena família religiosa, as irmãs como as neofitas.”

(Pe Theodoro Ratisbonne, Mes Souvenirs, 1883)
Tradução: Pe José Mª, nds

¹ Capela em Paris, atualmente  destruída.
² Salmo 86 (87) “O Senhor ama a cidade que fundou os montes santos; ele prefere as portas de Sião às tendas de Jacó.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário