sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pe. Wagner comenta sobre São Jerônimo

Hoje dia 30 de setembro na Igreja Católica celebra-se o dia de São Jerônimo um dos maiores doutores da Igreja dos primeiros séculos. Homem de cultura enciclopédica foi filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor nas Sagradas Escrituras. Nasceu em Stridon na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 331, na fronteira da Iugoslávia com a Itália e faleceu em 414, justo no dia 30 de setembro. Era de uma família rica, pais cristãos, era filho único e foi educado na fé católica.
Hoje também se comemora o dia dos estudos bíblicos. Precisamos pedir a São Jerônimo que ele interceda por nós junto a Deus para perseverarmos nos ensinamentos das Sagradas Escrituras e fazer com que a coloquemos acima de tudo. Pois como o próprio São Jerônimo já dizia: “Muitos começam bem, mas são poucos os que perseveram”. Para perseverar precisamos nos aprofundar nos estudos da Sagrada Escritura e também naquilo que nos é proposto para o nosso crescimento.

A importância de S. Jerônimo se deve à ascendência que ele exerceu sobre os primeiros ascetas e pela tradução que ele fez da Bíblia para o latim. Traduziu também outras obras e homilias e escreveu outras homilias, biografias, cartas e outras obras polêmicas. Pelo fato de ter morrido no dia 30 de setembro foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos que também este dia ficou como o “Dia da Bíblia”.

Como São Jerônimo veio de família rica e sua vocação era o estudo o mesmo aproveitou da pequena fortuna que os pais deixaram para estudar, viajou para Roma em busca de mestres de retórica. Ele deixou escrito: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo". Hoje nós também somos convidados a sermos como São Jerônimo, fiéis a Palavra de Deus e amantes da mesma.
Shabbat Shalom!




Pe. Wagner, NDS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário